sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL SEM COMPRAS



No próximo sábado (27), mais de 60 países comemoram o Dia Mundial Sem Compras (Buy Nothing Day), uma forma de protesto contra o consumismo exagerado que existe no mundo inteiro.


De acordo com Hélio Mattar, presidente do Instituto Akatu, "desde o pós-guerra, o modelo econômico tem sido baseado no aumento constante da produção de bens e serviços, muitas vezes sem uma preocupação mais detida com o real bem-estar das pessoas".


Para ele, esse modelo ignora os limites ambientais do planeta e a justiça social. "O que resulta em um mundo onde se vive para consumir, em vez de consumir para viver. Nesse processo, o consumo deixou de ser o que realmente é: um instrumento de bem-estar", destaca.


O protesto é realizado pelo mundo no último sábado de novembro – assim como ocorre no Brasil, na maioria dos países, o sábado é um dia tradicionalmente dedicado às compras –, mas nos Estados Unidos e Canadá, ele ocorre no dia seguinte à Ação de Graças.


Muito nas mãos de poucos

Hoje, existe um padrão mundial de produção e consumo insustentável. Para se ter uma idéia, a humanidade já consome 30% a mais de recursos naturais do que a Terra é capaz de repor, segundo o relatório Estado do Mundo – 2010.


E ainda é pior, pois apenas 16% da população mundial (o que representa cerca de 1 bilhão de pessoas) abocanha 78% desses recursos. O restante (22%) é dividido por 84% da população (5,8 bilhões de pessoas).


Comprar, sim, mas de forma consciente

De acordo com o Instituto Akatu, o Dia Mundial Sem Compras e o movimento mundial pelo Consumo Consciente não são contrários ao consumo, mas defendem que ele seja feito de forma diferente e mais contida.


A sustentabilidade significa garantir o acesso justo aos bens e serviços, o que implica que ele deve ser estendido a todas as pessoas que estão de fora hoje, e isso sem comprometer as gerações futuras.


Afinal, se o padrão de consumo daquela minoria de 16% fosse realizado por todas as pessoas do mundo, seria preciso cinco planetas para suprir a necessidade de recursos. Por isso, a necessidade urgente de mudança do estilo de vida da população.


Criatividade na hora da manifestação

A idéia do Dia Mundial Sem Compras surgiu no Canadá, no início do anos 1990. Desde então, são realizadas manifestações contra os males do consumo excessivo ao bolso, à sociedade e ao meio ambiente.


Uma das formas de protesto é o "Tour de Zumbis", feita por ativistas em shoppings e supermercados, onde eles andam pacificamente em grupos fantasiados. Outra é por meio da destruição de cartões de crédito e pela realização de feiras de trocas.


Os mais dedicados, além de não fazerem compra alguma, consomem o estritamente necessário de água, evitam ligar aparelhos elétricos, fazer ligações telefônicas e usar automóveis.


Fonte: http://web.infomoney.com.br

Um comentário:

  1. Eu topo!
    Troco as compras por um dia de sol, amor e descanso...e paz, é claro!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!