Pensar em Sustentabilidade é, para qualquer cidadão, vislumbrar a preservação do meio ambiente e deixar o planeta habitável para as próximas gerações; importantíssimo foco, porém, analisado pontualmente (como único aspecto sustentável) torna-se um tanto quanto intangível e desconexo da nossa realidade, impossível participar dessa empreitada solitária e sem um retorno imediato.
A sustentabilidade é muito mais do que princípios de preservação ambiental, ela irá mudar o panorama competitivo e remodelar as oportunidades de emprego e as transições que as empresas enfrentam, formará uma consciência de melhoria contínua e responsabilidade social.
A busca por lucratividade baseada em processos sustentáveis é, hoje, uma realidade, que visa ao equilíbrio entre três pilares - ambiental, econômico e social, para obtenção de bons negócios:
Ambiental: conscientizando cada cidadão no tocante ao respeito pela natureza, a coexistência da preservação e desenvolvimento, melhoria na qualidade de vida e manutenção das espécies no planeta, entre outras;
Social: conscientizando o indivíduo sobre a importância do respeito ao Meio Ambiente, automaticamente, o respeito ao próximo é incluso no “pacote”, pois ao respeitar o planeta, passamos pela valorização da dignidade de todo o seu conteúdo, inclusive a raça humana;
Financeiro: conscientizado, finalmente, um cidadão inicia um novo caminho, passa a enxergar o óbvio, porém embaçado anteriormente pelo desconhecimento; sustentabilidade é um negócio lucrativo para todos, melhora a qualidade de vida, a convivência harmônica entre as pessoas e gera economia e oportunidades.
Em uma gestão responsável é preciso que as práticas sustentáveis sejam multiplicadas entre todos os atores envolvidos, os chamados stakeholders. Fornecedores, parceiros, clientes e até mesmo consumidores e governos, devem estar comprometidos com a causa.
Portanto, a sustentabilidade exige a convergência de mercados em busca de objetivos comuns, buscando ações e ferramentas que contribuam para essa integração. Ao percebermos que apostar em crescimento sustentável é investimento e não despesa, tanto para empresas privadas como para o setor público, todos sairão beneficiados.
Do lado corporativo, além de fortalecer as estruturas da empresa no mercado, oferecendo credibilidade e confiabilidade à marca, a visão sustentável também auxilia a companhia na aquisição de créditos e contribui com a eficiência do negócio, gerando maior lucratividade.
As principais bolsas de valores do mundo, incluindo a BMF&Bovespa, possuem índices diferenciados para os negócios sustentáveis e suas ações têm mostrado uma estabilidade maior do que as outras, mesmo em tempos de crise. Os bancos de varejo disputam a posição do “mais sustentável”, afinal, esse valor significa ainda mais segurança no longo prazo.
No Brasil, o investimento em controle ambiental das indústrias passou de R$ 2,2 bilhões, em 1997, para R$ 4,1 bilhões, em 2002, dados da Pesquisa Industrial Anual. Cada vez mais, é preciso estar atento aos novos nichos de mercado. Principalmente em tempos de crise, os negócios “verdes” podem gerar grandes oportunidades de negócio.
A ONU estima que a economia “verde” deverá contribuir, no mundo, com mais de 20 milhões de empregos até 2030. Esperamos que essas estimativas cresçam ainda mais e que, com uma maior consciência, possamos romper com o atual processo de desenvolvimento a qualquer custo para alcançar o desenvolvimento sustentável, basta observar a queda de braço ente os EUA e a China, todos estão perdendo.
O mercado começa a procurar profissionais que entendam da junção entre sustentabilidade e geração de negócios lucrativos. O profissional sustentável de hoje precisa também gerar lucro, ser pós-graduado na área de sustentabilidade ou, pelo menos, ter grande experiência, o que é muito difícil quando partimos do princípio da novidade do tema; enfim, deve ser proativo e desenvolver ações, mesmo que no terceiro setor (ONGs).
Desenvolva e passe adiante slides PowerPoint ou vídeos do Youtube, encaminhe para seus amigos essas mensagens sobre Sustentabilidade, Preservação da Natureza e Responsabilidade Social.
Multiplicar forças, difundir conhecimento, aumentar a consciência coletiva. É função de todos se manter conectado, antenado, se empenhar em propagar idéias, ser líder, ser exemplo. Que planeta queremos deixar pros nossos filhos??? Em que planeta queremos passar nossa velhice??? Queremos ainda sombra e água fresca????
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