Acabamos vivenciando essa situação com amigos, conhecidos ou em nossa família mesmo, muitos pais ficam em dúvida se devem falar com seus filhos sobre dinheiro ou não. Qual a melhor hora para isso?
Como tocar no assunto e se fazer entender, ser didático e não rabugento.
O certo é que para formarmos nossos futuros cidadãos e consumidores conscientes, é muito importante que elas aprendam a usar bem o dinheiro e controlar os impulsos desde cedo.
HORA DA MESADA
HORA DA MESADA
Se você puder, dê mesada, ou semanada, ou até mesmo uma quantia simbólica para seu filho começar a administrar o dinheiro; o principal objetivo disso é a conscientização através da matemática mais elementar, somar e subtrair, se conseguir guardar, ao longo do tempo a quantia crescerá, caso contrário, o resultado é ZERO.
Ensine como controlar uma mesada até a outra chegar, para que o dinheiro não falte. Desenvolva uma planilha de controle, faça seu filho encará-la como um jogo, poderá ser divertido ensinar.
E seja firme: se a mesada for gasta de uma vez, a criança deve sentir o efeito disso. Não dê mais dinheiro, como dizia minha mãe, melhor o choramingo agora que o pranto futuro.
MOTIVAR A POUPAR
Dê um cofrinho a seu filho, utilize-o com aquele troco da padaria, as moedas deixadas no console do carro, mostre que um oceano é formado por cada gota; utilize esse dinheiro como uma participação nos lucros da família, e sendo assim, não é fixo, não é considerada renda e sim fonte extra, transmita algumas noções básicas sobre economia doméstica, porém tente ser pouco formal, utilize exemplos do cotidiano das crianças.
Lógico que o seu desejo é dar tudo que seu filho gostaria de ter, mas nem sempre isso é possível. Quando for comprar um brinquedo, jogo, roupa etc., peça um pouquinho da mesada ou da participação dos lucros (lembra?) como uma maneira de juntar o dinheiro mais rápido.
Ao fazer a compra, comemore com seu filho e reforce a importância de ele ter poupado o dinheiro. A criança se sente importante em ter contribuído e aprenderá que vale a pena guardar o dinheiro para atender às suas vontades.
Ao fazer a compra, comemore com seu filho e reforce a importância de ele ter poupado o dinheiro. A criança se sente importante em ter contribuído e aprenderá que vale a pena guardar o dinheiro para atender às suas vontades.
Perceba que você será responsável por um futuro mais estável de seus filhos.
Boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!