sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ENSINANDO AS CRIANÇAS



Acabamos vivenciando essa situação com amigos, conhecidos ou em nossa família mesmo, muitos pais ficam em dúvida se devem falar com seus filhos sobre dinheiro ou não. Qual a melhor hora para isso?

 Como tocar no assunto e se fazer entender, ser didático e não rabugento.

O certo é que para formarmos nossos futuros cidadãos e consumidores conscientes, é muito importante que elas aprendam a usar bem o dinheiro e controlar os impulsos desde cedo.


HORA DA MESADA

Se você puder, dê mesada, ou semanada, ou até mesmo uma quantia simbólica para seu filho começar a administrar o dinheiro; o principal objetivo disso é a conscientização através da matemática mais elementar, somar e subtrair, se conseguir guardar, ao longo do tempo a quantia crescerá, caso contrário, o resultado é ZERO.

Ensine como controlar uma mesada até a outra chegar, para que o dinheiro não falte. Desenvolva uma planilha de controle, faça seu filho encará-la como um jogo, poderá ser divertido ensinar.

E seja firme: se a mesada for gasta de uma vez, a criança deve sentir o efeito disso. Não dê mais dinheiro, como dizia minha mãe, melhor o choramingo agora que o pranto futuro.

MOTIVAR A POUPAR

Dê um cofrinho a seu filho, utilize-o com aquele troco da padaria, as moedas deixadas no console do carro, mostre que um oceano é formado por cada gota; utilize esse dinheiro como uma participação nos lucros da família, e sendo assim, não é fixo, não é considerada renda e sim fonte extra, transmita algumas noções básicas sobre economia doméstica, porém tente ser pouco formal, utilize exemplos do cotidiano das crianças.

Lógico que o seu desejo é dar tudo que seu filho gostaria de ter, mas nem sempre isso é possível. Quando for comprar um brinquedo, jogo, roupa etc., peça um pouquinho da mesada ou da participação dos lucros (lembra?) como uma maneira de juntar o dinheiro mais rápido.

Ao fazer a compra, comemore com seu filho e reforce a importância de ele ter poupado o dinheiro. A criança se sente importante em ter contribuído e aprenderá que vale a pena guardar o dinheiro para atender às suas vontades.

Perceba que você será responsável por um futuro mais estável de seus filhos.

Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!