quarta-feira, 13 de outubro de 2010

FAÇA RODAR SEU CICLO PDCA PESSOAL!!!



Adaptado por Fred Domingos


No cotidiano das organizações de sucesso, a utilização de ferramentas de gestão, planejamento e tomada de decisões são imprescindíveis, estabelecendo padrões e estabilidade no presente e crescimento certo no futuro, assim como o futuro de cada um de nós, atualmente, fazem parte do interesse  dessas instituições. 

Dificilmente, em nossa vida pessoal, utilizamos esses mecanismos, que são comprovadamente reconhecidos como ferramentas excelentes de planejamento; seja por falta de "tempo" ou por acreditarmos que será muito complexo e trabalhoso.


Pois bem, agora é a nossa hora! Porque não rodar o ciclo PDCA em nossas vidas???

Imagine-se como uma organização, sim, você será o Presidente de VOCÊ/SA...

Estabeleça um plano de Gestão, é simples, basta que você sempre mantenha o foco em seus objetivos (Escopo); cumpra o programado e conheça algumas regras a sobre o Ciclo PDCA adotado pelas grandes organizações. Então vamos lá! 
Primeiro passo - definir qual é o foco do PDCA e escrever seu plano de vida, lembra, seu plano de gestão. 


É fácil dizermos que colocaremos a nossa vida toda em um único cenário. Mas sabemos que sempre fizemos planos grandiosos e muitos deles nem saíram da esfera do planejamento. Então, para que o nosso PDCA seja factível, faremos uma visão simples, porém objetiva.
 
Para definir façamos o seguinte: 

Item 1 – O foco deve vir pautado naquilo que você acredita ser capaz de fazer (Plano Exeqüível). Assim, descubra quem você é e qual é a sua missão. Não vale coisas muito amplas e generalistas, basta ser simples. Exemplo: minha missão é fazer as pessoas  se sentirem seguras e com seus direitos garantidos, por isso serei Advogado, farei um curso de Direito.
 
Item 2 – pergunte-se: O que preciso para que isso aconteça?
Faça uma relação de atividades básicas que são necessárias para que a sua missão aconteça. Busque fazer perguntas bem francas sobre o que você precisa. Essa é a hora de você fazer e refazer seu plano, então não tenha medo de rever todos seus sonhos. 

Item 3 – definidos todos seus sonhos e alinhados ao seu foco, passe agora a escrever todos, estabelecendo prazos para serem cumpridos. E não vamos colocar prazos muito longos e nem muito curtos, pois o primeiro desmobiliza porque você tem tempo demais e o segundo desmotiva por não alcançar os resultados esperados. Peça sempre a alguém de sua confiança para alinhar com você os prazos. Uma força extra nessa hora de planejamento de vida é sempre bem vinda.

 
Segundo passo. Faça acontecer. 


É a segunda parte mais difícil do PDCA para nossa vida pessoal. Para nós, é sempre possível deixar para a próxima segunda-feira. Por isso, para que você possa cumprir seus prazos, crie uma penalidade para o não cumprimento de seu plano. Essa penalidade deve ser com algo sempre que você dá muito valor: assistir a um jogo, ver filmes, ir para a balada. O ser humano gosta de ter sanções. Portanto, não dê mole para você mesmo. Seja assertivo. Cumpriu tem direito. Não cumpriu perde o direito. E não se esqueça de ter sempre em mãos seu plano com prazos. Procure colocá-lo num local visível. 


Terceiro passo. Controle todas as atividades. 


Assim como falamos acima, lembre-se como no ditado “acordado não é caro”. Então controle, controle e controle. Não aceite ser condescendente consigo mesmo, lembre-se que você está tratando do seu futuro, por conseguinte, faça cumprir sempre suas metas e controle todos seus passos. 

Quarto passo. Avalie suas ações e aja corretivamente. 


Nunca se esqueça que, mesmo tendo disponibilizado um bom tempo no plano, ele sempre  pode ser melhorado e nunca ficará tão perfeito. Por isso, pense que atrasos poderão existir, mas não são desculpas para não correr atrás de suas metas. Assim, se não cumpriu sua meta, faça uma análise e crie uma ação corretiva às atividades com atrasos. E o que você cumpriu com facilidade, faça uma reflexão sobre isso.
 
Reflita sempre sobre as mudanças de mentalidade, pois cada etapa vencida e cumprida nos revela outras estratégias de sucesso. Nunca deixe de registrar todas as oportunidades de melhoria, mas dê mais atenção àquelas que sejam alinhadas com sua visão. Anote isso: oportunidades aparecem em todos os instantes para quem tem o olho treinado para vê-las. 
 
Seja mais feliz fazendo seu PDCA girar!

Um comentário:

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!