segunda-feira, 8 de novembro de 2010

NEGÓCIOS E A POLÍTICA DOS 3’RS


A Educação Ambiental é um tema cada vez mais atual, um dos pilares da sustentabilidade e está tornando-se uma grande oportunidade de negócios, tanto em ambiente macro, como na iniciativa pública com a economia de recursos naturais e financeiros, ou na iniciativa privada com economia de recursos e geração de dividendos com a readequação, reutilização e reciclagem; chegando as nossas casas em uma abordagem micro, diminuindo as despesas domésticas e podendo até proporcionar alguma receita.

Um dos enfoques desse tipo de educação deveria se pautar na Política dos 3R’s que estão assim configurados: 

REDUZIR: A quantidade de materiais descartados no meio ambiente poderá ser reduzida exigindo-se produtos mais duráveis, mantendo um consumo mais racional e repartindo com outras pessoas o uso de materiais (equipamentos, jornais, livros, etc.). Sem dúvida haverá uma economia a partir da conscientização e redução na geração de lixo, assim como redução de custos de disposição final sendo que uma das formas de se tentar reduzir a quantidade de lixo é combatendo o desperdício. É certo também que evitar o desperdício em uma sociedade cuja ênfase é o consumo não é uma tarefa fácil. Porém, a partir do momento em que este desperdício resulta em ônus para o Poder Público e para o contribuinte, a redução do volume de descartados na natureza significará redução de custos, além de fator decisivo na preservação dos recursos naturais; não implica, necessariamente, queda do consumo e não significa ainda diminuição na nossa qualidade de vida. Ao contrário, tende a aumentá-la.

REUTILIZAR: Fazendo circular os materiais que ainda possam servir a outras pessoas como roupas, móveis, aparelhos domésticos, livros, brinquedos, etc.; usando embalagens retornáveis, desenvolvendo e apoiando atividades de recuperação e conservação dos mais diversos objetos.

RECICLAR: É não jogar fora, é inserir um determinado produto acabado, e já utilizado para o seu fim inicial, em um novo processo de produção. A reciclagem terá cumprido o seu papel quando o resíduo, depois de submetido a um processo de seleção e tratamento, transformar-se em um novo produto capaz de ser comercializado no mercado. Tudo que pode ser reciclado tem um valor e pode gerar receita, lembre-se disso.

Percebe-se hoje, mais do que nunca, que tais medidas dependem basicamente do efetivo envolvimento da população. Nesse sentido enfatiza-se cada vez mais a educação ambiental, a participação, a consciência ambiental e a mobilização da sociedade civil.

Dentro da doutrina de sustentabilidade, os fatores ambientais e sociais sempre estarão agregados a fatores econômicos; sendo assim, responsabilidade sócio-ambiental vale dinheiro, e crescerá como oportunidade de negócios em curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!