domingo, 31 de outubro de 2010

ALCANCE SUA META PAUTADO EM CINCO REQUISITOS


Sempre ouvimos sobre manter o foco em determinado Objetivo, traçar uma Meta a ser conclusa, porém, na maioria das vezes, nossas metas são intangíveis, impossíveis de serem mensuradas, qualificadas, quantificadas ou mesmo definidas em fases e prazos, são taxadas como sonhos.

Vamos partir de uma suposição. Você sabe o que quer, para onde deseja ir. Está-se em uma empresa que não lhe agrada, buscará outra. Ou disponível, sabe qual o perfil da vaga que lhe interessa. Ou ainda, está satisfeito em sua posição atual e almeja alcançar um cargo mais elevado.

Uma meta, qualquer que seja ela, só pode ser plenamente exeqüível quando pautada em conformidade às cinco variáveis:

 A primeira delas é a especificidade. Seu objetivo deve ser muito bem definido.

Quero comprar um automóvel novo. Isso não é uma meta, é o sonho, lembra?

Você deverá aprofundar a especificação do que realmente deseja, pois caso não o faça, poderá adquirir qualquer automóvel, pagando muito, em um longo período e chegando a conclusão que não era muito bem o que desejava. Será que já viu essa história?

Planeje, pesquise e defina minuciosamente o que realmente você quer.

A segunda variável é a mensurabilidade. Sua meta deve ser quantificável, tornando-se objetiva, palpável. Em nosso exemplo anterior, você teria que definir a marca, modelo, motor, opcionais (relacioná-los) e, principalmente, com valor estimado em valores os mais exatos possível, assim já teremos um projeto de meta.

A terceira variável é a exeqüibilidade. Uma meta tem que ser alcançável, exeqüível, viável. Voltando ao exemplo do veículo, ele deve ser condizente as suas condições, além do valor do veículo, pense que, anualmente alguns gastos serão agregados a sua despesa, como o IPVA, Seguro, Licenciamento; lembre-se também, dos gastos com combustível e manutenção.

Chegamos à relevância. A meta tem que ser importante, significativa, desafiadora. Você decide pela compra, mas questione a necessidade da aquisição, pondere o quanto é importante esse veículo, mudará significantemente sua qualidade de vida, o custo benefício é relevante?

Finalmente, o aspecto mais deixado e esquecido,porém vital à conclusão da meta: o tempo.

Muitas metas são bem definidas, mensuráveis, viáveis e importantes, mas não estão definidas num horizonte de tempo. Se achar necessário, desenvolva um fluxograma com etapas e prazos, reavalie cada variável em cada etapa, elas podem demonstrar outros aspectos, diferentes do planejamento inicial. Protelar não resolverá o problema, aja de forma proativa.

Bem, agora que temos algumas noções (eu chamo de conhecimento mais técnico do assunto), podemos somar a cada variável algumas ferramentas de decisão, uma interessante é a criação de um ciclo PDCA para cada etapa de conclusão da Meta (conheceremos algumas delas nos próximos posts); acredite que pode ser interessante, até divertido; encare como um jogo, que independentemente da técnica utilizada, ao seu término, perceberá que sairá vitorioso.

Um comentário:

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!