sábado, 26 de fevereiro de 2011

CONHEÇA OS REQUISITOS DA NBR ISO 14001:2004 E TENHA UM LAR SUSTENTÁVEL – PARTE II


Conforme vimos no post anterior:

Aspecto Ambiental é Toda e qualquer situação gerada pelo ser humano que interaja com o Meio Ambiente, como por exemplo, a utilização de recursos em nosso lar, água, luz e o acúmulo de detritos (lixo) que obrigatoriamente será lançado em algum aterro sanitário, entre outros;

Segundo a NBR ISO 14001:2004, o início da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental deve pautar-se de planejamento necessário, viabilizando tempo e custo para a empreitada. Assim sendo, nosso lar necessita antes mesmo de ações voltadas a preservação e diminuição de consumo, da realização de um breve planejamento sobre os aspectos ambientais encontrados e as nossas reais necessidades.

Um bom início seria a divisão de nossa casa em setores, cada cômodo pode ser encarado separadamente; todavia não esqueça nenhuma parte da casa, como quintal, garagem, banheiro, etc.

Partindo dessa divisão, analise cada cômodo e todos os aspectos ambientais que interagem no seu interior: consumo de energia e água, descarte de materiais recicláveis no lixo, consumo de papel, utilização de agentes químicos na limpeza ou outra atividade, tipo de lâmpadas no cômodo, descarte de líquidos e sólidos em pias e ralos, etc.

Crie uma planilha bem simples, voltada para as anotações dos aspectos ambientais detectados, como o exemplo abaixo:

LOCAL
Cozinha
Aspecto
Condições
Quantidade
Freqüência
Custo
Resultado
Cons.Energia
1
1
3
2
10
Cons. Água
3
3
2
2
16
Óleo Vegetal
1
2
1
1
4






  
Para cada aspecto devemos considerar as variantes acima e classificá-las com valores de 1 a 3, ou seja:
  
Valor/Aspecto
Valores
Condições
*Quantidade
Freqüência
Custo
Muito
3
Emergencial
Acima de X
Sempre
Alto
Moderado
2
Anormal
X
As vezes
Médio
Pouco
1
Normal
Abaixo de X
Nunca
Baixo
* O valor de X é determinado pelo avaliador em relação ao consumo médio da residência.

Finalmente, devemos resolver a equação para cada aspecto detectado:
(Condições + Quantidade + Freqüência) X Custo

Exemplo: O aspecto Consumo de Água, devido a um vazamento, em Condições, devido a emergência, o valor será 3; a Quantidade certamente estará acima da média, e seu valor será 3; a Freqüência de utilização é média e seu valor 2; e finalmente, o Custo é médio e seu valor será 2. Montada a equação: (3+3+2)X2=16, ou seja, o valor do Aspecto “Consumo de Água” é 16.

No Campo Resultado Assinale o resultado atingido por cada um dos aspectos identificados; realize a identificação de todos os aspectos mensuráveis em todos os locais da residência; certamente parecerá cansativo, mas em pouco tempo você terá um diagnóstico eficiente e constatará quem são os maiores vilões do seu bolso e da natureza.

No próximo “post” analisaremos os resultados obtidos sobre a identificação dos Aspectos Ambientais que mais impactam em nossas residências e estipularemos metas a serem cumpridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!