terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CONHEÇA OS REQUISITOS DA NBR ISO 14001:2004 E TENHA UM LAR SUSTENTÁVEL – PARTE I

Em um primeiro momento parece absurdo afirmar que podemos transformar nosso Lar em um lugar sustentável, principalmente em uma abordagem a NBR ISO 14001:2004 e seus requisitos técnicos. Porém, guardadas as proporções, nossa casa pode receber uma “Certificação Ambiental”, não de um órgão certificador, mas do bom senso, da vontade de fazer algo pelas futuras gerações, e assim vai, o pensar ECO, cada vez mais, se torna LÓGICO.

Mas como começo?

Acredite que você já começou, deu um grande passo para uma consciência de sustentabilidade; a mudança de comportamento e a busca por soluções ecologicamente corretas, por si só, já representam a vontade de mudar e o início bem sucedido.

Partindo de uma consciência ambiental todos nós precisamos conhecer alguns conceitos simples e perfeitamente aplicáveis ao nosso cotidiano, ou seja, um pouco de conhecimento técnico para melhorar de maneira contínua a prática:

Aspecto Ambiental: Toda e qualquer situação gerada pelo ser humano que interaja com o Meio Ambiente, como por exemplo, a utilização de recursos em nosso lar, água, luz e o acúmulo de detritos (lixo) que obrigatoriamente será lançado em algum aterro sanitário, entre outros;

Desempenho Ambiental: Resultados mensuráveis da forma com que administramos os Aspectos Ambientais; cabe salientar que o Desempenho Ambiental representa o Desempenho Econômico cumulativamente, ou seja, economizando recursos ambientais você economiza dinheiro;

Meta Ambiental: Requisitos de Desempenho Ambiental detalhados, visando à melhoria contínua na estrutura ambiental de gestão em sua residência; ou seja, da mesma forma que você controla seus gastos em relação a sua receita mensal, desenvolva algumas metas ambientais (ou sustentáveis, pois economizando recursos, reutilizado bens e reciclando, você está poupando, pense nisso).

Muito bem, segundo a NBR ISO 14001:2004, muitas outras definições são indispensáveis, porém em nosso caso, apenas esses são suficientes para que possamos mudar e melhorar continuamente algumas posturas domésticas.

No próximo “post” deixarei algumas dicas de identificação dos Aspectos Ambientais que mais impactam em nossas residências e um modelo de planilha, bem prática, para controlarmos mensalmente os impactos gerados e verificarmos se nossas metas estão sendo cumpridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!