quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O PAÍS PRECISA DE LÍDERES E NÃO CHEFES

Por Maria Inês Felippe

O tema liderança requer novos paradigmas. Além disso, tem sido tema de grande preocupação entre empresários brasileiros. O que faz uma empresa ser bem-sucedida e outra menos, sendo que ambas possuem tecnologia e produtos que podem ser equiparados? As respostas são as mais diversas, porém a mais comum é a que se refere às pessoas que compõem as organizações e, conseqüentemente, os processos de liderança.

Com todas as mudanças que ocorrem, percebemos a importância do líder servindo como âncora da equipe, um radar que dá a direção a ser seguida, buscando o sucesso e a eficácia organizacional e dificultando o seu fracasso. Para isso, torna-se necessário estabelecer uma nova postura na relação líder/ subordinado, através de uma nova postura, uma vez que a anterior já não fazia mais efeito, leva ao comprometimento e desenvolvimento das pessoas, fazendo com que o funcionário vista a camisa da empresa.

Hoje o líder dever ser um Empreendedor e deve se utilizar da liderança criativa para obter resultados satisfatórios.

Como será que estão os nossos líderes?

Pelo que podemos observar temos muito a desenvolver. Para concretizar tal cenário, começando de nós mesmos. Lembre- se que os líderes atuais são oriundos de uma sociedade, onde as empresas eram bastante paternalistas, autoritária, ditavam as regras do jogo. Eles eram apenas intermediários, nomeados pela organização, que faziam as determinações a serem seguidas à risca. Mas será que eles estão preparados para atuar de forma diferenciada? E como estão as pessoas que eles lideram?

A liderança criativa parte da seguinte seqüência:

● Liderança de si mesmo: os líderes devem ser independentes.
● Liderança da equipe: aproveitar as características e o potencial do grupo e desenvolvê-los.
● Liderança organizacional: liderança total.

Entende-se como Liderança criativa como a maneira de pensar, sentir e atuar, de forma visionária, futurista e pró-ativa.

O líder é acima de tudo aquela pessoa que todos querem seguir, devendo ser também um bom ouvinte.Muitos líderes baseiam-se em outros, porém, cada situação demanda um tipo de liderança. A liderança é mais que uma arte, é uma técnica que pode ser assimilada, aperfeiçoada e adaptada.

Assim, podemos perceber que os líderes, baseiam-se em outros líderes, para comporta-se de determinada forma. No entanto, podemos ser líderes em uma situação e seguidores em outras.

O fato de sermos líderes de sucesso em determinada situação não significa que teremos sempre líderes com êxito. A eficácia de uma liderança depende da situação, do grupo, dos seguidores e do próprio líder.

A liderança eficaz consiste em diagnosticar o nível em que se encontra o subordinado e aplicar nele um estilo de acordo com o seu grau de maturidade e envolvimento no projeto. 

Um comentário:

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!