segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PROFISSÕES DE UM FUTURO NÃO DISTANTE


Previsões para tendência na criação e extinção de qualquer profissão, ainda mais nos dias de hoje, baseando-se no fato que a informação é instantânea, sempre estará arraigada no campo fértil das suposições.  Apesar de o assunto referir-se ao que há de consensual nas opiniões dos especialistas quanto ao futuro das profissões e do mercado de trabalho, a primeira constatação, após a consulta a mais de uma centena de fontes, é que não há nenhum consenso sobre esse assunto.

Duas correntes, bem distintas, ou mesmo antagônicas, são formadas a partir do mesmo contexto: Velocidade da informação. Encontramos os pessimistas que acreditam em um futuro incerto e sombrio, onde grande parte da população ficará desempregada ou subempregada devido às necessidades de especializações não supridas pelas escolas e cursos convencionais. Em contrapartida, alguns apostam em um futuro radiante, com oportunidades crescentes e a ociosidade sendo valorizada cada vez mais.

Acredito que devemos considerar ambas as hipóteses quanto às incertezas do futuro, devemos acompanhar as tendências e encarar as infinitas possibilidades de análises baseadas em cenários altamente voláteis, ou seja, há apenas uma certeza: empregos e profissões mudarão muito nas próximas décadas.

Mais que um fato, o paradoxo dessa época em que as taxas de desemprego aumentam em todo o mundo, é que as empresas apresentam, cada vez mais, uma carência crônica de mão-de-obra especializada, e o motivo já é conhecido; falta formação na velocidade e, principalmente, com a qualidade que a demanda necessita.

Partindo dessa problemática, o perfil do novo profissional não está mais forjado por currículos longos e repletos de cursos, muitas vezes, irrelevantes; sendo assim, o profissional do futuro deverá ser qualificado a partir do conhecimento gerado com experiências específicas e aprofundado em determinado assunto, autodidata em técnicas, que de tão contemporâneas, serão testadas e validadas na mesma velocidade da evolução tecnológica de bens e reestruturação na prestação de serviços. O lema será a pro atividade, não aquela muito difundida na terminologia de qualidade, mas em um sentido pessoal, a vontade de criar um ambiente propício a evolução dentro do conhecimento, um crescimento pessoal e de consciência.


Alguns setores, os quais reputo, de maior probabilidade de crescimento para as próximas décadas:

·         Informática;
·         Saúde;
·         Meio Ambiente;
·         Turismo, lazer e entretenimento
·         Biotecnologia;
·         Gestão por Processos e de Pessoas;
·         Tecnologia da Informação;
·         Terceiro Setor;
·         Educação a Distância.

Um comentário:

  1. Ainda que tenhamos diferentes perspectivas sobre o mercado de trabalho, ainda acredito que para se ter profissionais qualificados e proativos, necessitamos de um sistema educacional também de qualidade! Ou seja, uma reforma no sistema básico de educação no Brasil é primordial! Precisamos de jovens capazes de aprender, que amem o conhecimento e que desejem construir uma sociedade melhor!!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!