sexta-feira, 15 de junho de 2012

RIO+20 - POR ENQUANTO NADA...


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, está sendo realizada desde 13 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro e assim marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá (acredito que essa é uma opção muito remota se considerarmos apenas os avanços do G77) contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

A Conferência terá dois temas principais: 

A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e

A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Cabe salientar que muito do acordado na Rio92 sequer saiu do papel e o rumo das negociações na Rio+20 estão tomando caminhos indesejáveis. A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais (G77) para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência.

O encontro de quinta-feira à noite (14 de junho), destinado a relatar os avanços, teve clima de pessimismo. Praticamente todos os grupos relataram lentidão nas negociações e não puderam demonstrar avanços efetivos. Nenhum progresso foi feito, por exemplo, nos parágrafos que tratam de comércio internacional. Os países em desenvolvimento buscam se resguardar de eventuais medidas protecionistas dos países desenvolvidos através de ferramentas ambientais, como a economia verde. Além disso, esperam contar com maior comprometimento em termos de recursos financeiros para a promoção do desenvolvimento sustentável. Os confrontos também se dão em torno do princípio de responsabilidades diferenciadas, segundo o qual os países que mais contribuíram para a degradação ambiental têm uma conta maior a pagar. 

Ao final da sessão, o copresidente Kim Sook não confirmou o prolongamento das negociações, que deveriam terminar nesta sexta-feira, mas afirmou que o Brasil deve mesmo assumir o comando a partir de a meia-noite de hoje. "Não escutem a rumores. Não falamos nada sobre isso (prolongamento das negociações). O que é claro, e temos confirmação, é que o Brasil vai assumir e o mandato se conclui amanhã. Isso é tudo o que posso dizer", afirmou.

Após essa etapa de negociações (se podemos considerar algum tipo de negociação) entre o G77, nos dias 16  a 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

Gostaria de deixar um pensamento tão antigo quanto a história do homem e que, mesmo hoje, ilustra a ineficiência dos congressistas que representam os interesses do Planeta e da Humanidade (eu acredito em interesses corporativos) na Rio+20 e, por ironia, predito por um filósofo Grego (e o que será da Grécia por estes dias?) que, certamente, está revirando-se no túmulo.

“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.”
PLATÃO
                                                                          
   Fonte: www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20
                                                                veja.abril.com.br/tema/rio-20


3 comentários:

  1. As pessoas e as Organizações ainda não se deram conta de que a Terra existe e resiste por bilhões de anos e continuará a existir e a resistir!!!
    Os "únicos" efetivamente prejudicados por esses abusos da natureza, é o ser humano; pois este sim, corre o risco de extinção!!
    Ainda dá tempo,..........vamos ter atitudes e comportamentos socioambientalmente responsáveis!
    Todos nós podemos e devemos colaborar!! Faça sua parte! Abraços AAS

    ResponderExcluir
  2. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas de sustentabilidade para os países que poderiam ser definidas na Rio+20, acabaram não sendo detalhadas no rascunho aprovado pelas delegações nesta terça-feira (19-06-12) no Riocentro.

    Até agora não sei o que sobrará para ser discutido.

    ResponderExcluir
  3. O penúltimo dia da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável transcorreu sem surpresas nas negociações. Os líderes não demonstraram intenção de mexer no rascunho da Rio+20.

    “Não haverá anexos e o texto não será reaberto”, assegurou o chefe de comunicação da Rio+20, Nikhil Chandavarkar. "O papel de forte liderança do Brasil resultou em um documento final em que a agenda de desenvolvimento sustentável pode solidamente construir uma visão e um legado positivo". Fonte G1

    O chefe de comunicação conseguiu falar muito e não disse nada de concreto... Enquanto isso, fora da Cúpula da Rio+20, o "pau está quebrando", precisamos ouvir mais as crianças!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!