sábado, 26 de março de 2011

A HORA DA TERRA


A iniciativa começou no ano passado, em Sydney (Austrália): no dia 31 de março de 2007, às 8 da noite, 2,2 milhões de pessoas e 2.100 empresas resolveram chamar a atenção para o aquecimento global apagando suas luzes - cuja energia é gerada a partir da queima de carvão - durante uma hora.

O feito gerou uma redução de 10,2% no gasto energético da cidade durante a manifestação e, se tivesse sido repetido todos os dias, nos últimos 12 meses, a contribuição para a redução do aquecimento global seria equivalente a deixar 48.616 carros fora de circulação por um ano.

Mas mais do que resultados práticos, com a adesão de pontos estratégicos de Sydney, como a Torre Harbour e a Casa de Ópera, e com eventos marcados para o horário sendo realizados à luz de velas, a idéia chamou a atenção de outros lugares do mundo, serviu de inspiração e tomou proporções globais.

Este ano, o Earth Hour - iniciativa do WWF-Austrália com o apoio da Rede WWF  - deve acontecer em 24 países, neste sábado, 29 de março. Segundo o TreeHugger , tirando a Austrália - onde um em cada 420 habitantes deve aderir ao movimento -, o Canadá é o país mais empolgado: enquanto, nos EUA, uma em cada 5.347 pessoas vai apagar as luzes, um em cada 606 canadenses resolveu aderir à causa.

Desta vez, o Brasil não vai participar oficialmente do Earth Hour. Segundo a WWF-Brasil, a equipe no país ainda é muito pequena e não teve condições de desenvolver ações para mobilizar a população, mas apóiam o evento e incentivam as pessoas que quiserem participar.

Ao contrário de muitos países do mundo que utilizam combustíveis fósseis para produzir energia elétrica, no Brasil, 85% é de fonte hidroelétrica, que produz muito menos CO2. Dessa forma, nossas luzes apagadas não contribuiriam tanto para a redução do aquecimento global quanto as de outros países. No entanto, pode ser um alerta para o aumento, nos últimos anos, do número de termelétricas e usinas a carvão e gás natural construídas em nosso país.

"A mensagem para os brasileiros que participarem do Earth Hour é um pouco diferente da mensagem para os europeus", afirma Karen Suassuna, técnica em mudanças climáticas e energia da WWF-Brasil. "A energia a partir da água é renovável, mas as hidrelétricas desalojam pessoas e inundam grandes áreas. Em 2001, tivemos uma boa lição de que não podemos desperdiçá-la". Segundo Karen, a ação é, acima de tudo, um sinal coletivo de que as pessoas estão preocupadas com o assunto: "O intuito é dizer que queremos fazer a diferença para o meio ambiente nos níveis em que precisamos atuar".








 Afinal, sábado à noite tudo pode mudar!


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!